quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Um exemplo a seguir

Instalação da primeira “Rua LED” no Cadaval pode originar poupança até mil euros por ano

    


Foi recentemente instalada, a título experimental, a primeira “Rua LED” do Cadaval, mais especificamente na Avenida dos Bombeiros, onde foram substituídas dez luminárias convencionais por dez luminárias LED. Esta medida integra-se no projecto municipal “Cadaval A++” e tem por objectivo reduzir o consumo energético e as emissões de C02 para a atmosfera. O parceiro da Câmara Municipal do Cadaval neste projecto-piloto de substituição de luminárias é a empresa TELLUS, que disponibilizou, a título gratuito, dez luminárias LED (“Light Emitting Diode”, ou seja, Diodo Emissor de Luz) de 80 watts para substituir as convencionais luminárias de vapor de sódio de 250 watts.

   O objectivo é verificar, a título experimental, a poupança gerada pelas dez luminárias substituídas e aferir a diminuição de C02 libertado para a atmosfera, tencionando o Município alargar o projecto ao resto da vila.

   Com base nos dados disponibilizados pela TELLUS à autarquia, a substituição de dez luminárias representará uma poupança anual de 973 euros e uma redução anual de 4,9 toneladas de emissões de C02 para a atmosfera.

   Se as dez lâmpadas convencionais representavam um consumo diário de 37,44 KW, as dez lâmpadas LED têm um gasto diário de 9,6 KW, o que representa uma redução de 74 por cento no consumo diário de energia.

   A adopção da tecnologia LED permite ainda uma redução mensal de 550 Kg para 141,12 Kg de emissões de C02 para a atmosfera, o que significa, também, uma diminuição mensal de 74 por cento das emissões.

   A medida permite igualmente a melhoria da qualidade da iluminação pública, permitindo que a incidência da luz (que antes era amarela) não desvirtue a cor natural dos objectos.

   Esta iniciativa vai ao encontro do “Pacto de Autarcas” (compromisso europeu a que a Autarquia aderiu recentemente), bem como dos objectivos do “Cadaval A++”, projecto municipal de promoção da eficiência energética no Concelho.

   Fonte: GIRP / CMC

Sem comentários:

Enviar um comentário