quarta-feira, 2 de março de 2011

Evocação a Ruy Belo - 27 Fevereiro 2011

Maria Cavaco Silva presente nas evocações ao poeta Ruy Belo


Maria Cavaco Silva presente nas evocações ao poeta Ruy Belo
São João da Ribeira recebeu no passado dia 27 de Fevereiro a ilustre visita da primeira-dama Maria Cavaco Silva, convidada de honra, nas evocações ao poeta Ruy Belo.

Na passagem do 78.º aniversário do nascimento do célebre poeta riomaiorense, as comemorações principiaram logo pela manhã com uma romagem ao cemitério, tendo Maria Cavaco Silva, juntamente com Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, e Teresa Belo, viúva do poeta, deposto uma coroa de flores na campa de Ruy Belo, falecido a 8 de Agosto de 1978.

De seguida a comitiva dirigiu-se para a entrada da Junta de Freguesia, local onde foi inaugurado um busto de Ruy Belo, da autoria do escultor caldense Herculano Elias.

Neste espaço, o Presidente da Junta de Freguesia de São João da Ribeira deu as boas vindas ao muito público presente vindo de diversos pontos do país, “agradeço a colaboração de todos vós nesta singela homenagem que estamos a prestar a um ilustre filho da nossa terra. Ruy Belo durante toda a sua existência manifestou sempre um apego muito grande ao mundo rural não negando as suas origens. Hoje, é a sua aldeia natal que lhe presta esta mais que merecida homenagem”, frisou José Luís Cruz.

Por sua vez, Isaura Morais começou por salientar a honra que sentia pela presença da primeira-dama Maria Cavaco Silva, “a sua vinda a S. João da Ribeira neste dia é uma garantia pública da importância de Ruy Belo mas também um reconhecimento da relevância cultural da aposta desta freguesia e deste município nas presentes Cerimónias de Evocação ao grande poeta que foi”, disse.

Mais à frente a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior frisou que “Ruy Belo merece este busto que passa a ter, merece o nome de rua que lhe foi dado, merece as evocações municipais anuais, o prémio literário criado e todas as honras que lhe possamos dar, porque um dia escreveu que os pássaros começam onde as árvores acabam. E escreveu que as nossas casas são testemunhas mudas das nossas vidas. E porque achava que o vento era o melhor veículo que ele conhecia, porque traz o perfume das flores. E que tinha certeza que para as crianças tudo é possível, bastando apenas querer.

Ruy Belo merece estar na lembrança deste concelho e desta freguesia porque escreveu com a sua alma frases e sentimentos que nos fazem sonhar. É considerado por muitos o mais importante poeta português da segunda metade do século XX, e os seus primeiros anos foram passados a escassas centenas de metros do local em que estamos. Este busto e as palavras que nos deixou nunca permitirão que esqueçamos esse facto”, concluiu Isaura Morais.

Seguiu-se a intervenção de Maria Cavaco Silva, frisando que “a memória deve ser de gratidão pelo que nos deixaram os que partiram antes de nós e cuja vida continua a tornar-nos mais ricos. E é isso que nos trouxe hoje aqui, um acto de gratidão à memória de Ruy Belo. Queremos estar todos juntos para melhor o evocarmos e invocarmos”.

A primeira-dama relembrou também um pouco da vida do poeta, seu amigo pessoal, “o Ruy ia registando em palavras sábias e certeiras aquilo que todos nós íamos vivendo. Ele era uma espécie de cronista dos nossos anseios e das nossas desilusões. Ainda hoje quando o leio o sinto tão actual nesta nossa época que a sua partida antes de tempo não lhe permitiu viver.

Aquele ventoso dia 8 de Agosto de 1978 levou apenas uma parte dispensável do Ruy, não nos esqueçamos disto. O que verdadeiramente interessa continua vivo. Neste dia dos teus anos Ruy parabéns a todos nós que temos a vantagem de ter sido teus amigos”, disse a terminar a primeira-dama.

Destaque para a presença nesta cerimónia de diversos autarcas e ex-autarcas concelhios, da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, do conceituado pintor e performer riomaiorense, Manoel Barbosa, amigos e familiares de Ruy Belo e inúmeros habitantes da Freguesia de São João da Ribeira.

Seguiu-se um almoço-convívio no Salão da Junta de Freguesia de São João da Ribeira. À tarde, e a encerrar as cerimónias teve lugar no Cineteatro de Rio Maior um espectáculo intitulado “Ruy Belo, era uma vez”, apresentado pelo Coro da Ermida, o qual apresentou uma excelente moldura humana.

Estas evocações tiveram a organização conjunta da Junta de Freguesia de S. João da Ribeira e da Câmara Municipal de Rio Maior, com a especial colaboração da Associação de Jovens de São João da Ribeira, “RB 33”.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário